quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Confira os cuidados para quem está com dor

Ignorar a palavra dor quando realizamos qualquer atividade física é estar se enganando. Por menor que ela seja, ela sempre estará presente. Complicado é saber quando a dor é fruto da fadiga ou de algum problema com o organismo. É justamente nessa dúvida que mora a contusão.

O desenvolvimento de uma contusão é quase sempre gradual, e segue os seguintes estágios: No primeiro estágio você sente a dor incômoda somente após algumas horas depois de ter terminado o exercício. No segundo estágio a lesão já causa desconforto. É sentida durante o exercício, mas não é incomoda o suficiente para que você não consiga completar sua atividade física.

No terceiro estágio você sentirá um desconforto ainda maior, já é uma dor forte que limitará seu desempenho e terá interferência em sua performance. No quarto e último estágio a contusão agrava-se de tal forma que impede qualquer tentativa de atividade física. Portanto, se você só lembrar de procurar tratamento somente quando sua lesão atinge o quarto nível, você está cuidando de seu corpo de maneira irresponsável.

Outro fator muito importante que não pode esquecer é a relação com a dor. Se ainda sente dor e a região está sensível, dura ou inchada, precisa continuar o tratamento antes de retomar as atividades físicas com segurança. Se voltar a praticar cedo demais, corre o risco de agravar o problema, ou mesmo causar danos irreparáveis a seu corpo.

Portanto como prevenção de lesões durante suas corridas, devem ser respeitados os princípios básicos da biomecânica correta de um corredor e desta forma não treinar de forma exagerada em descidas ou terrenos inclinados. Mesmo que não sinta dor durante ou após o treino em um futuro próximo pode ter problemas.

Quando estiver sentindo alguma dor, depois de seu treino lembre-se de aplicar gelo na região dolorida durante 15 minutos pelo menos três vezes ao dia. Sempre proteja a pele com uma toalha fina e se a dor não desaparecer em dois dias, procure um médico e evite a auto-medicação.

Depois de uma contusão, você estará pronto para retomar suas atividades normais quando movimentar a parte machucada livremente. Conseguir alongar os músculos vizinhos sem dor, constatar que seu equilíbrio e coordenação voltaram ao normal e principalmente não houver dor, rigidez ou inchaço durante e após o exercício. A recuperação total de uma contusão pode levar várias semanas, mesmo que você siga as medidas corretas de primeiros socorros. Se não estiver melhorando e continuar a sentir dores consulte um especialista em medicina esportiva. Nunca realize testes para saber como esta à contusão sem uma orientação medica, pois poderá prejudicar ainda mais este processo.

Cuidado e bons treinos!

Escrito por Aulus Sellmer

Nenhum comentário:

Postar um comentário