segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
Crystal Apresenta Nova Embalagem
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011
Cardiopatia necessariamente veta a prática de corrida?
Atualmente as doenças do coração estão sendo detectadas de forma mais precoce, o que sugere que o estilo de vida das grandes metrópoles está influenciando de maneira negativa e acelerada na saúde de toda a população. Para os corredores freqüentes, o receio de ser vetado pelo cardiologista é comum, porém na maioria dos casos, mesmo quando detectada uma determinada patologia a atividade física aeróbia, podendo ser a corrida, acaba sendo indicada como uma das formas de controle do problema.
Segundo o Dr. Daniel Daher, cardiologista e médico do esporte, é essencial realizar uma avaliação clínica/cardiológica antes de iniciar as atividades. Geralmente essa avaliação consiste de uma consulta médica, um eletrocardiograma em repouso e um Teste Ergométrico, além de alguns exames sanguíneos simples. É a partir desse teste, que tanto o médico, quanto o educador físico/treinador determinam os limites e a programação individualizada do treinamento.
Sintomas - Existem diversas formas das doenças do coração se manifestar, devemos estar sempre atentos para os sinais e sintomas que nosso corpo nos transmite. “A doença coronária (infarto) é a forma mais comum de doença do coração nessa população. No entanto, vale ressaltar que a hipertensão arterial, o aumento do colesterol, a obesidade, o fumo e outros fatores de risco, causam alterações que não apresentam sintomas inicialmente” diz Daher.
As cardiopatias não necessariamente implicam em alterações na sua rotina de treino, depende de cada caso. Para Daher “a avaliação clínica/cardiológica tem como objetivo justamente individualizar a prescrição do exercício de cada paciente. Assim, podemos fornecer ao educador físicos subsídios para a programação das atividades de cada paciente isoladamente. Essa interação médico x educador físico é essencial nesse processo”.
Desta forma, podemos entender que as cardiopatias não necessariamente vetam o corredor de praticar sua atividade física e que a avaliação precoce das doenças do coração é a maneira mais eficiente de controlar possíveis problemas cardíacos. Em todos os casos a abordagem multidisciplinar se mostra importante para o progresso seguro do seu treino. Procure um cardiologista, avalie sua condição atual e bons treinos!
Por Prof. Diego Leite de Barros